ATB - Aliança Transformers Brasil

Informações Gerais

Texto: Luna



INTRODUÇÃO:

Beast Machines inova as séries Transformers com gráficos e animação ainda mais "modernos" que de Beast Wars, muitas cenas de perseguição e uma estória "espiritualista" ambientada em uma Cybertron dark.

Com abordagem e design MUITO diferentes das séries anteriores, causou reações desde adoração até completo repúdio entre os fãs, tornando-se a mais polêmica série Transformers até hoje.


CRONOLOGIA:

1999 - Lançamento de "Beast Machines" nos EUA. - Criação da "Luna's Transformers/Beast Wars Page", site que originou a "Nova Cybertron" e, mais tarde, a "(ATB) Aliança Transformers Brasil".

2000 - A segunda e última temporada de "Beast Machines" vai ao ar nos EUA. - Realização da primeira TransCon (convenção Transformers anual brasileira). - Começa a ir ao ar no Brasil, pela Rede Record, a primeira temporada de "Beast Machines".

2001 - Inauguração da "(ATB) Aliança Transformers Brasil", tendo por base o antigo site "Nova Cybertron" (criado em 06 de fevereiro de 1999, como "Luna's Transformers Page"). - A Rede Record começa a transmitir no Brasil a segunda temporada de "Beast Machines" - O Cartoon Network transmite Beast Machines no Brasil.


INFORMAÇÕES GERAIS:

* Obs: Os itens em negrito seguidos de um número entre parêntesis possuem nota explicativa no final dessa página.

A série Beast Machines é a continuação de Beast Wars e também foi produzida em CGI pela Mainframe (1).

Os editores (estória) da série são: Bob Skir (2) e Marty Isenberg (3). E Marv Wolfman escreveu a estória básica que norteou os roteiros dos episódios de Beast Machines.

Inicialmente, o nome escolhido para a série foi "Beast Hunters", mas "Beast Machines" acabou prevalecendo.

Um preview do primeiro episódio da série, chamado "The Reformatting", foi apresentado na BotCon (a convenção anual americana sobre Transformers) de 1999.

Beast Machines estreou no Canadá e nos Estados Unidos dias 15 e 18 de setembro de 1999, respectivamente. No Brasil, estreou no dia 8 de outubro de 2000, na Rede Record.


Assim como Beast Wars, Beast Machines não é composto apenas de episódios independentes, tem uma seqüência, como freqüentemente acontece nos animes (desenhos animados japoneses). Isso, aliado à própria complexidade da estória, torna difícil a compreensão da série se assistida fora de ordem.


Em Beast Wars, um grupo de Maximals a bordo da nave Axalon recebe ordens para interceptar uma nave que havia sido roubada por Megatron e outros "renegados" Predacons. Durante a perseguição, as naves acabam atravessando uma passagem transwarp e, na batalha que se segue, ambas são avariadas e acabam por cair em um misterioso e primitivo planeta.

Mais tarde descobre-se que, na realidade, eles voltaram no tempo e caíram na Terra primitiva e Megatron tenta aproveitar-se desse fato para invadir a Arca e destruir os Autobots (que, na época, ainda estavam desativados dentro dela) e, assim, alterar a história.

No final, após várias batalhas, os Maximals conseguem derrotar os Predacons e partem para Cybertron levando Megatron como prisioneiro.


Beast Machines se passa após os acontecimentos de Beast Wars. Os Maximals despertam em Cybertron (4), sem nenhuma lembrança de como eles chegaram lá e, ainda, são caçados por uma misteriosa nova linha de transformers: os Vehicons. Estes novos transformers encontram-se sob o controle de Megatron, que reaparece em busca de vingança.

Os Maximals são forçados a irem para os subterrâneos de Cybertron onde seus corpos sofrem uma estranha "reforma" (reformatação). Usando suas novas formas, eles devem se ajustar à transformação, salvar as sparks (centelhas/chamas) (5) dos cybertronianos e libertar o planeta do domínio de Megatron.



insígnia Maximalinsígnia Vehicon


NOTAS:

* (1) Mainframe Entertainment é uma empresa canadense responsável pela criação de várias séries de animação computadorizada (CGI), entre as quais se destacam: "Beast Wars", "Reboot", "Guerreiros das Sombras" ("War Planets - Shadow Raiders") e "Beast Machines".

* (2) BOB SKIR (Robert N. Skir) é editor (story editor) de Beast Machines (a continuação de Beast Wars). Já trabalhou como roteirista e/ou editor nas séries de animação: "Godzilla", "Battletech", "Sam & Max", "Extreme Ghostbusters", "The Mask", "Superman", "Gargoyles", "Spiderman", "X-Men", "Batman", "The Pink Panther", "Beetlejuice", etc.

* (3) MARTY ISENBERG é editor (story editor) de Beast Machines (a continuação de Beast Wars). Já trabalhou como roteirista e/ou editor nas séries de animação: "Battletech", "Godzilla", "Sam & Max", "Extreme Ghostbusters", "The Mask", "Superman", "Gargoyles", "Spiderman", "X-Men", "Batman", "The Pink Panther", "Beetlejuice", etc.

* (4 ) CYBERTRON é o planeta de origem dos Transformers. De acordo com a série animada clássica, é um pequeno planeta, originalmente usado pelos Quintessons (os "criadores" dos transformers) e que tem a peculiaridade de não possuir uma órbita fixa em torno de uma estrela.

* (5) SPARK (CENTELHA / CHAMA) é o que dá vida e consciência a um transformer, é a sua "alma".