ATB - Aliança Transformers Brasil

Dinobot 2

Texto: Luna



Informações


Dinobot 2:

  • Na forma robô possui como armas: raios laser lançados por um dos "olhos", blasters e guarras.
  • Forma animal (beast mode): velociraptor transmetal 2.

Esse "novo Dinobot" foi criado por Megatron, a partir de uma protoforma vazia, unindo tecnologia alienígena transmetal 2, clonagem de DNA do finado Dinobot e "parte" da spark (centelha) de Rampage (Violência).

Dinobot 2 tornou-se um guerreiro Predacon obediente a Megatron, poderoso e bastante violento e cruel.

Originado a partir de uma protoforma "vazia" (blank), Megatron lhe deu vida usando a parte da spark que havia retirado de Rampage. Graças a isso, o próprio Dinobot 2 acaba ajudando Megatron a manter Rampage sob suas ordens, já que pode "torturá-lo" usando a parte da spark de Rampage que está em seu poder.


modo robô beast mode

Apesar ser um bom guerreiro Predacon, Dinobot 2 é diferente dos demais e sente uma espécie de "vazio interior", muito provavelmente por não ter uma centelha própria.

Esse vazio é aparentemente preenchido com a morte de Rampage pois, a partir desse fato, Dinobot 2 começa a se tornar cada vez mais como o Dinobot original, recuperando parte das memórias e do senso de honra deste.

No final da série, Dinobot 2 até mesmo ajuda os Maximals a derrotar Megatron e acaba sendo destruído na Nemesis.



Comentários

Texto: Luna


A origem do personagem Dinobot 2 não deixa de ser interessante. Para criá-lo, Megatron usou 4 elementos que havia adquirido anteriormente: cópia das informações genéticas de Dinobot, parte da spark (centelha) de Rampage (Violência), tecnologia transmetal 2 e uma protoforma vazia.

As informações genéticas de Dinobot Megatron já havia usado anteriormente, no episódio da primeira temporada "Double Dinobot", para criar um clone dele... Quanto à spark de Rampage, Megatron havia retirado parte dela no episódio da segunda temporada "Bad Spark" e graças a isso conseguia manter Rampage sob suas ordens.

A protoforma vazia ele havia conseguido pouco antes de proceder à criação de Dinobot 2, e foram os dois elementos citados anteriormente (DNA de Dinobot e spark de Rampage) que possibilitaram dar forma e vida, respectivamente, a essa protoforma.

O quarto elemento, a tecnologia transmetal 2, Megatron já havia conseguido a partir de mecanismos alienígenas e havia usado nos cyberaptors do episódio da terceira temporada "Cutting Edge". Essa tecnologia, no entanto, se mostrou muito instável sem uma spark, então ele decidiu usar a que ele tinha disponível, a de Rampage.

É interessante observar como Megatron soube tirar proveito de coisas que, por si só, não eram "efetivas" contra os Maximals: uma protoforma vazia não seria um novo transformer, a clonagem de Dinobot era imperfeita e a tecnologia transmetal 2 era muito instável.

O único elemento com que ele já podia contar antes era a spark de Rampage, que ele usava para controlá-lo, mas nem isso ele perdeu pois seu novo guerreiro manteve a capacidade de torturar Rampage.

Quanto à personalidade de Dinobot 2, não ficamos sabendo muita coisa durante a série. O que se percebe apenas é que, além de poderoso, ele é bastante cruel e fiel a Megatron.

Quanto à reviravolta no final da série, quando Dinobot 2 ajuda os Maximals, o que se depreende é que a morte de Rampage acabou permitindo que parte da honra do Dinobot original aflorasse nele.

Bem, sinceramente, acho que essa solução ficou meio estranha e forçada, pois, de acordo com o que se viu na série, a única coisa do Dinobot original que Dinobot 2 possuía era o DNA e, convenhamos, não seria possível que a honra e as memórias de Dinobot pudessem ser provenientes daí...

O triste é que esse problema não teria acontecido se tivessem mantido o episódio "Dark Glass" na série. Eu explico: esse tal episódio, que ficou apenas no roteiro e nunca chegou a ser animado, estava originalmente na terceira temporada e forneceria uma explicação muito mais adequada para a mudança de Dinobot 2. Infelizmente, o roteiro foi considerado "muito sombrio" e foi substituído por "Go With THe Flow"...

Para quem estiver curiso, a estória básica de "Dark Glass" seria a seguinte: Dinobot, antes de morrer, havia feito uma cópia de sua memória e, neste episódio, Rattrap acabaria encontrando essa cópia. Rattrap, então, conseguiria implantar essa cópia na mente de Dinobot 2, mas a influência da spark de Rampage seria forte demais e a personalidade do Dinobot original não conseguiria prevalecer.

Se "Dark Glass" tivesse sido animado e fizesse parte da série, então a explicação para a mudança de Dinobot 2 seria que, com a morte de Rampage, as memórias do Dinobot original (implantadas por Rattrap) finalmente conseguiram aflorar e tomar conta de Dinobot 2...