ATB - Aliança Transformers Brasil

Megatron

Texto: Luna



Informações


PRIMEIRA TEMPORADA (Megatron):

  • Na forma robô possui como armas principais um par "blasters" nos braços (correspondentes à cabeça e à cauda de tiranossauro de sua forma animal) que, em alguns episódios, também são mostrados como lançadores de projéteis.
  • Forma animal (beast mode): tiranossauro.

Megatron, liderando outros renegados Predacons (Scorponock, Terrorsaur, Tarantulas, Waspinator e Dinobot), roubou o "Golden Disk" (disco dourado) e fugiu de Cybertron.

Eles foram perseguidos pela nave Maximal Axalon e, após passarem por uma passagem transwarp, ambas as naves foram avariadas na breve batalha que se seguiu e acabaram caindo.

Com a queda da nave em um misterioso e primitivo planeta, rico em energon em estado bruto, Megatron teve seu beast mode adaptado para a situação, o que o tornou apto a transformar-se em um tiranossauro.

Durante a permanência no planeta, Megatron atuou como líder dos Predacons, procurando explorar as ricas reservas locais de energon e derrotar os Maximals.


modo robô beast mode

SEGUNDA TEMPORADA (Megatron transmetal):


Um aparelho alienígena ameaçava destruir o planeta, Optimus Primal usou uma stasis pod ("câmara de inércia") modificada para viajar pelo espaço até o mecanismo e detoná-lo com uma explosão transwarp.

A onda quantum resultante da explosão transwarp atingiu o planeta e alterou a estrutura de Megatron, que ganhou uma nova forma, mais poderosa e transmetal.

Suas novas armas, nesta nova forma transmetal, são: canhões laser no ombros e um poderoso "blaster" (que corresponde, em sua forma animal, à cauda do tiranossauro). Tornou-se capaz de se transformar em um tiranossauro transmetal com um modo alternativo voador (com uma espécie de par de "turbinas" nos quadris).


modo robô (transmetal) beast mode (transmetal)

TERCEIRA TEMPORADA (Megatron transmetal 2):

Para salvar a vida de Optimus Prime (líder dos Autobots da série TF clássica), seriamente avariado por Megatron, Optimus Primal "guarda" a spark de Prime em seu próprio corpo. Tal feito provoca uma reação em cadeia no corpo de Primal, que sofre uma "mutação", ficando muito maior e mais poderoso. Optimus Primal torna-se, então, Optimal Optimus, forma na qual ele permanece mesmo após devolver a spark de Prime.

Planejando tornar-se mais poderoso também, Megatron consegue pegar a spark ("centelha") do Megatron original (o líder dos Decepticons da série TF clássica) e colocá-la em seu própio corpo.

Logo depois, traído por Quickstrike e Tarantulas, Megatron acaba caindo em um poço de lava, de onde ressurge, alterado pela força da spark roubada, muito maior e mais poderoso que antes.

Em sua nova forma, tornou-se capaz de transformar-se em um dragão transmetal 2, que lança fogo ou raios congelantes pela boca.


modo robô (transmetal 2) beast mode (transmetal 2)


Comentários

Texto: Luna


Megatron é meu personagem favorito de Beast Wars... Extremamente inteligente, cínico, manipulador e traiçoeiro, é, na minha opinião, o melhor vilão das séries Transformers.

A maneira como ele manipula seus inimigos e subordinados é impressionante. Não confia em ninguém (exceto no coitado do Inferno), especialmente depois da traição de Dinobot, e não mede os meios que usa para atingir seus objetivos.

Sua presunção e sarcasmo (além do desdém pelos demais personagens) ficam claros em vários diálogos da série, como este, por exemplo:
BlackArachnia: "Por que você sempre fala consigo mesmo?"
Megatron: "Simplesmente porque eu tenho preferência por conversas inteligentes."

Vale a pena comentar o relacionamento de Megatron com outros quatro personagens: BlackArachnia, Tarantulas, Inferno e Dinobot.

Durante algum tempo, a relação entre Megatron e BlackArachnia foi algo como "mestre" e aluna. Ela sempre por perto dele, observando e aprendendo (e tramando), enquanto que algumas vezes ele até parava para "comentar" suas ações para ela. Mas em pouco tempo Megatron percebeu que ela não era confiável e constituía uma possível ameaça... E não apenas se manteve a salvo de suas tramóias como também por vezes soube como tirar proveito das atitudes dela, manipulando-a e aproveitando-se de suas fraquezas.

O "conflito" Megatron x Tarantulas foi essencial para o desenvolvimento de Beast Wars. Os acontecimentos principais da série são resultado dos planos desses dois personagens (por baixo da guerra Maximals x Predacons, o que há realmente é um "combate mental" Megatron x Tarantulas). E, no final da segunda temporada, descobre-se que esse embate entre os dois dá-se desde o início: Tarantulas era um agente da Polícia Secreta Predacon infiltrado entre os renegados recrutados por Megatron, com a missão (dada pelo Conselho Tripredacus) de espionar e sabotar os planos daquele e fazer o que pudesse em defesa dos interesses do Conselho Tripredacus. E era por isso que, desde o início da série, Tarantulas parecia meio "aparte" dos demais Predacons, e sempre com seus "planos secretos".

Quanto a Inferno, apesar de não ficar muito satisfeito em ser chamado de "Realeza" e "minha rainha", Megatron sabia que ele era um guerreiro poderoso e, com certeza, apreciava e sabia usar a lealdade dele. Inferno é o único Predacon que Megatron se dá ao trabalho de salvar ou mandar resgatar durante a série... Mas nem mesmo ele foi poupado durante o ataque com a Nemesis, no último episódio. O coitado ficou lá embaixo com cara de bobo dizendo: "Realeza, nós ainda estamos aqui!" e BUM!, Megatron disparou as armas da Nemesis assim mesmo. :-(

O relacionamento entre Megatron e Dinobot é o mais estranho: depois que este último se une aos Maximals (por achar que Megatron havia falhado), os dois ficam simplesmente obsecados um pelo outro.

O objetivo de Dinobot entre os Maximals era a chance de destruir Megatron e ele continua com essa idéia fixa até que descobre que eles haviam caído na Terra e, portanto, os planos de Magatron não haviam falhado. Dinobot, então, abandona os Maximals e, humildemente, vai pedir a Megatron sua reintegração aos Predacons.

Essa situação dura pouco tempo e Dinobot novamente trai Megatron, a fim de salvar Rattrap, e retorna aos Maximals; não sem um tremendo complexo de "honra ferida" que acaba sendo um dos fatores que o impeliram a realizar aquele ataque sozinho contra todos os Predacons, que culminou em sua última luta (justamente contra Megatron) e consequente morte em "Code of Hero" ("Código de Herói").

Obsessão por obsessão, vale lembrar que Megatron fez um "clone" de Dinobot não apenas uma, mas duas vezes (!), sempre com orgulho de suas criações e aquele ar de "como o Dinobot deveria ser"... E, em ambos os casos, teve seus planos frustrados por causa do Dinobot original: o primeiro clone que ele fez (em "Double Dinobot") foi derrotado (e devorado) na Axalon por Dinobot e o segundo, o Dinobot 2 (clone transmetal 2), se voltou contra Megatron quando o senso de honra do Dinobot original aflorou nele, após a destruição de Rampage (Destruição).