ATB - Aliança Transformers Brasil

Transmutate

Texto: Luna



Informações


Transmutate:

  • Incapaz de se transformar, só possui forma robô, mas consegue voar graças a uma espécie de cristal ligado a um dispositivo em suas costas.
  • Tem como principais "armas": um escudo de energia (tipo campo de força) e uma "arma sônica" (emitida como um grito).

Um aparelho alienígena ameaçava destruir o planeta, Primal usou uma stasis pod ("câmara de inércia") modificada para viajar pelo espaço até o mecanismo e detoná-lo com uma explosão transwarp. A onda quantum resultante da explosão transwarp atingiu o planeta e derrubou várias câmaras de inércia Maximal que estavam em órbita.

Uma dessas câmaras foi muito avariada e sua protoforma deu origem a um transformer muito mal formado, Transmutate, incapaz de se transformar e com muitas falhas de estrutura e programação. Apesar de todos os seus problemas, era bastante poderoso.

Rampage (Violência) estava presente em sua "criação" e os dois acabaram ligados de alguma forma. Silverbolt também se mostrou muito interessado em Transmutate. Se, por um lado, Transmutate era inocente e amigável (o que o aproximava de Silverbolt), por outro se sentia isolado e solitário por ser tão diferente dos outros (o que o aproximava de Rampage).



Considerado inútil por Megatron e muito perigoso pelos Maximals, acabou não se unindo a nenhuma das duas facções.

Tentando impedir que Silverbolt e Rampage (Violência) se ferissem enquanto lutavam entre si, Transmutate se coloca na linha de fogo entre os dois e acaba sendo destruído.



Comentários

Texto: Luna


Bem, eu, particularmente, acho o episódio "Transmutate" ("Transmutante") o mais chato da segunda temporada. O personagem Transmutate é bem sem graça... além de quase mudo e muito feio, é claro. :-p

Embora Transmutate em si não seja muito importante, (é um "transformer" que não se tranforma e pouco desenvolvido como personagem, já que só aparece em um episódio), o interessante são as reações que ele provoca nos outros personagens.

A reação dos Predacons, em geral, quanto ao Transmutate foi de desprezo ou indiferença: se não pode se transformar e não serve para lutar contra os Maximals, então é inútil. Entre os Maximals, não foi muito melhor, a reação foi de desconfiança e medo: com muito poder e circuitos lógicos defeituosos, ele seria um perigo em potencial para todos.

Dois personagens, porém, tiveram reações diferente das de seus companheiros de facção: Rampage (Violência) e Silverbolt. Rampage insistiu que Transmutante seria útil, o usou, mas também procurou protegê-lo. Silverbolt não tem qualquer preconceito quanto a Transmutante e também deseja protegê-lo, chegando a ficar revoltado com os demais Maximals quando eles decidem prender aquele em stasis. E o mais trágico é que justamente esses dois, os únicos realmente dispostos a proteger Transmutante, em sua disputa por ele, acabam por causar sua destruição, ainda que involuntariamente.

O ponto alto do episódio "Transmutate" é que ele deixa óbvio que ninguém é totalmente bom ou totalmente mau na série. Os Maximals, os "heróis" da estória, não são tão "bonzinhos" quanto se poderia pensar... E Rampage, que em tese seria o pior dos Predacons, não é tão mau quanto parece e realmente sofre com a morte do "amigo".