ATB - Aliança Transformers Brasil

Optimus Prime

Texto: Luna



Informações

Informações básicas - Hasbro:
Optimus Prime é o maior, mais forte e mais sábio dos Autobots. Ele sente que seu papel é a proteção da vida, incluindo a vida da Terra. Luta incessantemente para derrotar os Decepticons.
"Freedom is the right of all sentient beings."
  • Na forma robô possui como principal arma uma espécie de rifle de raios.
  • Sua forma alternativa é um caminhão.

Optimus Prime (também conhecido, aqui no Brasil, como "Líder Optimus") é uma verdadeira lenda na história cybertroniana e é considerado como o maior dos líderes Autobots. Poderoso, nobre e corajoso, ele liderou os Autobots na guerra contra os Decepticons na maior parte da série Transformers clássica.

O modo robô de Optimus Prime é formado apenas pela parte principal do caminhão (tractor trailer), a outra parte, o trailer, se transforma em um centro de comando móvel, com um canhão, e leva dentro de si um pequeno carro espião controlado por rádio, o roller (uma espécie de cart).


Orion Pax

Orion Pax, que um dia viria a ser Optimus Prime, era um transformer comum que trabalhava em uma espécie de depósito em Cybertron junto com um amigo, Dion.

Orion não sabia dos planos de guerra de Megatron e admirava os Decepticons por seu poder e habilidade de voar. Aproveitando-se da inocência de Orion, Megatron, com um grupo de Decepticons, invade o depósito para roubar o energon lá estocado e na batalha que se segue, Orion, Arial (namorada de Orion) e Dion são atingidos.

Muito avariado, Orion foi levado pelos Aerialbots (que haviam sido transportados de volta no tempo) até Alpha Trion, que o reconstruiu como Optimus Prime, o primeiro de uma nova classe de guerreiros Autobots.

Muito mais forte, sábio e maduro, posteriormente Optimus Prime acaba tornando-se o líder dos Autobots na guerra contra os Decepticons.

No decorrer da guerra em Cybertron, encabeçada por Megatron e Optimus Prime, as reservas de energia vão se esgotando. Optimus e um grupo de Autobots partem de Cybertron na espaçonave Arca em uma expedição para encontrar novas fontes de energia. Porém, um grupo de Decepticons, liderados por Megatron, parte atrás deles na espaçonave Nemesis e ataca a Arca. Os Decepticons conseguem invadir a Arca mas, logo em seguida, a nave acaba caindo em um planeta próximo: a Terra.

Quatro milhões de anos depois, a erupção do vulcão onde haviam caído (Mt. St. Hilary) ativa o computador da Arca, Teletran 1, que inicia os reparos automáticos e a adaptação dos transformers no interior da nave, de acordo com os dados colhidos por uma sonda.

O primeiro a ser adaptado e reativado acaba sendo um Decepticon, Skywarp, que se aproveita da situação para colocar seus companheiros na mira do "raio de reparos". Assim, os Decepticons são reativados e abandonam a Arca, deixando lá os Autobots, ainda inativos. Starscream dispara algumas vezes contra a Arca antes de partir e, inadvertidamente, acaba religando o sistema de reparos, que termina o serviço nos Autobots, reativando-os também.

Os Decepticons logo percebem a riqueza em fontes de energia da Terra e passam a tentar explorar esses recursos a qualquer custo. Optimus Prime e os Autobots se vêem então no dever de proteger o planeta e seus habitantes. Desta forma, a Terra também acaba envolvida na guerra Autobots x Decepticons.


modo robô modo veículo

"Transformers: o Filme"


Em 2005, os Decepticons já haviam conseguido dominar Cybertron e, tendo descoberto os planos de Optimus Prime para tentar retomar o planeta, atacam Autobot city. Em desvantagem, os Autobots na Terra enviam um pedido de ajuda a Optimus Prime, que estava em uma das luas de Cybertron. Optimus consegue chegar a tempo, se transforma em caminhão e vai atrás de Megatron.

Depois de "atropelar" alguns Decepticons, ele se transforma e atira em mais alguns até que, finalmente, encontra Megatron. Os dois lutam ferozmente e, depois de algum tempo, Optimus parece ter ganho a luta, com Megatron sob a mira de seu rifle e pedindo clemência. Na verdade, porém, Megatron estava apenas tentando distraí-lo para conseguir alcançar uma arma próxima.

HotRod vê o que o Decepticon pretende e tenta impedi-lo. Megatron, porém, não só consegue alcançar a arma como também agarra HotRod e o usa como escudo. Para não colocar HotRod em risco, Optimus não atira e acaba sendo atingido por vários disparos de Megatron.

Com Optimus caído, Megatron joga HotRod para longe e se aproxima de seu inimigo para destrui-lo de uma vez por todas. Porém, mesmo estando muito avariado, Optimus consegue dar um último golpe em Megatron, fazendo com que este caia da plataforma onde estavam. E, com seu líder derrotado, os Decepticons se retiram.

Os Autobots tentam salvar seu líder, seriamente avariado, mas Perceptor o examina e informa que os danos são fatais. Sabendo que está prestes a morrer, Optimus pede a Ultra Magnus que assuma a liderança dos Autobots e profetiza que um dia um Autobot usará a Matriz para iluminar "o momento de maior escuridão".

Optimus então usa o restante de suas forças para abrir seus painéis peitorais e remover a Matriz mas, muito fraco, nem chega a conseguir entregá-la a Ultra Magnus, deixando-a cair. Antes que a Matriz caia no chão, porém, HotRod consegue segurá-la (e ela brilha por um breve momento em suas mãos). HotRod então entrega a Matriz a Ultra Magnus e este a coloca dentro de si.

Optimus Prime não resiste por mais tempo e morre. Ultra Magnus atua como líder dos Autobots apenas por um breve período, pois Galvatron (Megatron reformado por Unicron) acaba conseguindo tomar dele a Matriz.

Mais tarde, HotRod recupera a Matriz, que o transforma em Rodimus Prime, e assume a liderança dos Autobots.



"Transformers" - temporadas posteriores ao filme


Em certa ocasião, Rodimus, Daniel, Spike e alguns outros Autobots, fugindo dos Decepticons, são obrigados a fazer um pouso de emergência no local onde os corpos dos hérois Autobots mortos estão guardados. Uma vez lá dentro, eles descobrem que o túmulo de Optimus Prime está vazio e este reaparece, vivo. Rodimus lhe devolve a Matriz, voltando a ser HotRod.

Na realidade Optimus Prime havia sido revivido pelos Quintessons, como uma espécie de zumbi, apenas para roubar a Matriz e liderar os Autobots para uma cilada. Eventualmente Optimus acaba conseguindo reassumir parte do controle de sua mente e devolve a Matriz a HotRod/Rodimus. E enquanto os Autobots escapam, Optimus, sozinho, pilota a nave em direção a uma estrela para se destruir e assim evitar que os Quintessons o usem contra os Autobots novamente.

Em outra ocasião, mais adiante na série clássica, alguns humanos estão fazendo testes em uma nave próxima à estrela para onde Optimus Prime havia rumado para se destruir. Eles acham o corpo de Optimus Prime e o trazem de volta à Terra.

Um dos cientistas usa o fato para atrair os Autobots a uma armadilha, infectando-os com uma espécie de "esporo espacial" causador de acessos de ódio, que havia recoberto sua nave. A "hate plague" (praga do ódio), altamente contagiosa, acaba se espalhando entre transformers e humanos, criando grande confusão.

Um cientista Quintesson, capturado por SkyLynx, consegue trazer Optimus Prime de volta à vida e, quando praticamente todos os transformers já estão infectados, Optimus consegue tomar a Matrix de Rodimus (que estava sobre o efeito da praga) e usar a energia dela para acabar com a "praga do ódio", curando a todos. A energia e conhecimento guardados na Matrix acabam sendo perdidos nesse processo.



Obs: Não incluí aqui a "aparição" de Optimus Prime na série Beast Wars por que ele não teve participação ativa nela e, também, para não complicar ainda mais esta biografia. As informações sobre Optimus Prime em Beast Wars estão na parte da ATB dedicada a esta série.

Comentários

Texto: Luna


Praticamente todos que viveram durante os anos 80, fãs ou não, lembram-se de Transformers e de seu personagem mais famoso: Optimus Prime. Ele provavelmente é a figura mais adorada pelos fãs da série clássica. Durante a maior parte de "Transformers", foi o líder dos Autobots e uma lembrança marcante para muitas pessoas que viveram sua infância e/ou adolescência nos anos 80.

Eu sempre tive a tendência de gostar e me divertir mais com os vilões dos desenhos animados, mas simplesmente não consegui deixar de gostar do Optimus (e confesso que tentei bastante no passado, especialmente para implicar com os meus primos, hehehe). :-p

Optimus Prime se encaixava naquele antigo modelo de líder inconteste, sábio, (super)poderoso e praticamente infalível. Os fãs da série clássica ficaram tão acostumados a esse tipo de caracterização de líder que acabam ficando meio "desconfiados", para dizer o mínimo, com relação aos líderes "do bem" posteriores (Rodimus, Optimus Primal, etc). Eu mesma custei a aceitar o Optimus Primal em Beast Wars, mas depois de acompanhar a série inteira acabei conseguindo ver as qualidades do personagem... Mas em Beast Machines a coisa é realmente dolorosa e não sei se algum dia vou conseguir suportar aquele Optimus Primal zen...

Os fãs americanos costumam comparar Optimus Prime com a figura de John Wayne. :-p Como a maioria dos "mocinhos" dos desenhos dos anos 80, Optimus é certinho, honesto, justo e piedoso; mas nem por isso deixa de ser enérgico e de impor respeito. E os dubladores do personagem, tanto o original quanto os brasileiros, ajudaram bem nessa caracterização.