ATB - Aliança Transformers Brasil

TRANSCON 2003 - Depoimentos


Marcelo "Rattrap"

A Transcon 2003 foi com certeza a mais corrida em tremos de organização e montagem. Tudo foi feito às pressas, para que 2003 não "passasse em branco", como afirmou o Ricardobot, tb da organização. E assim foi feito. A montagem começou na quinta-feira, dia 11, logo pela manhã. Nesse primeiro dia a montagem se estendeu até as 23hs. O mesmo ocorreu na sexta-feira, dia 12.

Na montagem os colaboradores diretos foram essenciais para a realização do evento. Nesse processo ajudaram o Eduardo Eshypolito, Vermillion e The And da lista PC, juntamente com alguns amigos meus e do Ricardo.

Ainda na sexta pela manhã, chegou o projetor para a exibição dos episódios, pois o da biblioteca havia queimado. Foi um gasto extra por parte da organização, mas a imagem dos episódios estava coisa de cinema...

Outro detalhe legal (e trabalhoso) relativo à montagem das estantes foram as identificações dos toys montadas pelo David Pacheco... De fato conferiram à exposição um aspecto super profissional.

Primeiro dia:

Começamos pontualmente as 10 da manhã, apesar da ausência quase total de público. É claro que os primeiros episódios exibidos foram da G1. Pouco a pouco foram chegando algumas pessoas, mas nem de longe encheram o auditório que é pelo menos 5 vezes maior do que o famigerado "Espaço Cultural Comix" - ou cubículo - das edições 2001 e 2002. Um pouco mais tarde chegou o pessoal de Santos (Lico, Scythe) e alguns da lista, (Carlus Maximus e Vinibot) e o senhor "kilômetro rodado", JJ. O Makoto e Chuck tb chegaram cedo. E aí rolou o Movie.

Nessa altura do campeonato estava chegando a hora da palestra dos dubladores, mas estranhamente, apenas o Antônio Moreno estava a postos... No final das contas, só mesmo ele e a Cecília (dubladora da "Chiquinha do Chaves", entre outras) ministraram a palestra, muito divertida por sinal. (mas um pouco "off-topic", pois fugiu muito do assunto TF para se fixar mais nos diferentes aspectos da dublagem propriamente dita). Eu fiquei bastante chateado com esse tremendo "CANO" por parte dos dubladores... Foi forte.

A palestra durou o tempo previsto e mandamos ver em mais episódios. Terminamos a exibição já eram quase 6 da tarde e saímos para o jantar de confraternização. Estávamos em 12 pessoas. Cristiane, Marcelo Sta Roza, Marcelo Matere, Ricardobot, Celso "Rivers", Transmaníaco (esse últimos parecem irmãos devido a semelhança - BWAHAHAHAHAH!!!! -, David Pacheco, Vermillion, The And, Makoto, Chuck e Lindemberg. Foi divertido ver o Chuck e o Lico comendo um prato chamado de "cebola abifada", pois era um bifão com uma tonelada de cebola frita em cima e arroz... E o Lico depois disso ainda iria se encontrar com a namorada... BWAHAHAHAH!!!! Estou imaginando até. O dia havia terminado, mas ainda restava o domingo... (Ainda bem!)

Segundo dia:

Nessa Transcon tivemos o mérito de sermos extremamente pontuais. Nesse quesito melhoramos bastante em relação a anos anteriores. Começamos a exibir episódios G1 às 10h. Depois sapecamos dois bons episódios de BW. ("Power Surge" da primeira temporada e "Deep Metal" da segunda). Então rolaram BW2 the Movie (DOUBLE MATRIX BLASTER!!! - ANIMAL!!!) E aí chegou a hora da atração original deste ano, ou seja, a palestra sobre fanarts Transformers.

Nós expomos dezenas de trabalhos nas paredes laterais (de Marcelo Matere, Makoto e meus). Haviam inclusive um fanart exclusivo enviado pelo já famoso Don Figueroa (Energon Megatron) e um esboço esquemático do Energon HotShot feito pelo designer da Hasbro, Aaron Archer. Eu comecei falando um pouco sobre os meus trabalhos e sobre as técnicas usadas como Photoshop e etc e então passei a bola para o Matere que complementou um pouco e falou sobre os trampos que anda fazendo para a Hasbro e DW. Aguardem por boas novidades, pois a linha Energon realmente promete. E o Matere tá desenhando insanamente... O cara tá mandando muito! O Makoto foi convidado a falar, mas na hora ele não foi encontrado.

Chegava a hora da palestra dos dubladores do domingo. David e Garrett já haviam ido buscar o Sílvio Navas e a palestra foi tb muito interessante. O cara tem muito talento tb. Mais tarde chegou o Guilherme Lope e tb falou um pouco. A palestra se estendeu até 16:20h. (uma extensão de 20 minutos apenas). Seguiram-se os autógráfos no saguão da biblioteca, pois nessa altura do campeonato já estávamos exibindo mais episódios. O dia estava terminando e foram exibidos alguns episódios de Armada para fechar a fatura...

Logo depois começamos o processo de desmontagem e limpamos o lugar com a ajuda do The And, Cristiane, Vermillion, Chuck e Makoto. Até o meu pai entrou na jogada, chegando com ferramentas extras... Nessa hora chegou uma pessoa para recolher o projetor alugado. Foi tudo seguindo o melhor processo "Just-in-time". Enquanto desmontávamos tudo, David e Garrett se encarregavam de transportar o pesado Sr. Navas de volta a Santos. E na volta para SP pegaram a estrada travada por conta do trânsito. E assim terminou a Transcon 2003... MUITO trabalho, MUITA correria e algum improviso, mas no fim o que restou, foi a satisfação do dever cumprido.