ATB - Aliança Transformers Brasil

Transformers - TK90X

Texto e imagens: Marcus Garrett


Informações Gerais:

  • Data: 1986
  • Plataformas: TK90X / ZX-Spectrum
  • Desenvolvimento: Denton Designs / Ocean Software
  • Gênero: ação, em terceira pessoa (2-D, 8-bits)
  • Personagens (jogadores): Líder Optimus, Hound, Jazz, Miragem e Bumblebee.


Transformers e o TK90X


O "Transformers" do TK90X:

Se você tiver 30 anos - ou quase - precisa se vangloriar de algo! Como assim? Explicarei!

Você teve idade suficiente para assistir aos episódios de Transformers pela TV, como teve as chances de vivenciar os "anos dourados" da informática e dos videogames no Brasil. Os anos oitenta, dessa forma batizados pelos colecionadores de videogames e de microcomputadores antigos, sobrevivem até hoje em nossos corações.

Se você tiver 30 anos - ou quase! - se lembrará, por conseguinte, dos seguintes nomes: Atari, Intellivision, CP200, Apple II, MSX, dentre outros. Esses nomes "esquisitos" povoaram as mentes e os corações de muitas das crianças de outrora, que tiveram seus dez ou doze anos de idade na primeira metade dos anos oitenta.

O que tudo isso tem a ver com Transformers? Simples: a existência de um jogo muito bacana, lançado em 1986, para o microcomputador TK90X.


O TK90X:

O TK90X foi lançado em meados de 1985 pela empresa Microdigital, famosa fabricante nacional de microcomputadores nos anos oitenta. O "micrinho" - quase tão pequeno quanto uma calculadora grande - se originou de uma linha de micros ingleses da Sinclair, os ZX-Spectrum. De fato, Sir Clive Sinclair, o criador dos tais micros, à época revolucionou o conceito de microcomputadores pessoais por meio dos lançamentos de aparelhos pequenos, compactos, bons e baratos.

O TK90X, assim como seu sucessor - o TK95 (lançado em 1986) - "fizeram a cabeça" da garotada entre 1985 e 1987. Eu, por exemplo, "não via a hora" de voltar da escola para brincar com o meu TKzinho. Coitados dos familiares daquelas crianças, pois se fazia necessária muita paciência, por parte dos adultos, para suportar o "infame" ruído produzido pela "carga" dos jogos. Alguém aí disse CD-ROM? Que nada! Os jogos do TK eram carregados para a memória do computador através de fitas cassete inseridas em pequenos gravadores mono; tal processo lançava aos ouvidos ruídos ensurdecedores e chatos, mas que trazem doces lembranças aos que viveram naqueles dias.

Os jogos do TK90X são simplórios demais aos dias de hoje, mesmo porque aquele micrinho, em tese, tem somente um canal de som e é capaz de exibir apenas oito cores na tela, simultaneamente, numa matriz de 8x8 pixels. Trata-se de um 8 bits na época de reinado dos 128! Porém, tamanha foi a criatividade dos programadores de jogos de outrora, que passávamos horas a fio com os tais joguinhos "simplórios". Se pensares que os jogos atuais estão cheios de criatividade, por favor, revejas teus conceitos e estudes um pouco da história dos micros e dos videogames antigos!


Transformers e o TK90X:

Em 1986 a Ocean Software (já extinta) lançou o jogo "Transformers" para o ZX-Spectrum. Sabe-se: na Inglaterra os Transformers fizeram - e fazem - tanto sucesso quanto nos Estados Unidos e no Japão. Durante a carga do jogo (conforme o costume dos jogos de Spectrum) a tela de apresentação é exibida. Na referida tela há as figuras do Soundwave e do Laserbeak, e acima há o logotipo dos Transformers. Terminada a tal carga, o jogador vê o menu principal do jogo. Irritou-se pelo ruído? Pudera, a Ocean lançou o jogo apenas na versão cassete.


O Jogo

Transformers é um jogo do tipo "Plataforma", isto é, no qual se controla um determinado personagem sobre um cenário "desenhado" em 2D (duas dimensões), que contém plataformas horizontais. O jogador, inicialmente, pode escolher um dentre os cinco Autobots disponíveis com os quais jogar. São eles: Líder Optimus, Hound, Jazz, Miragem e Bumblebee. OBS.: somente é possível a escolha de Autobots para se jogar, e, portanto, os fãs dos Decepticons podem se desapontar.

Segundo a premissa do jogo, todos os Autobots foram destruídos na guerra civil de Cybertron, à exceção dos já citados. Os Decepticons desenvolveram uma técnica de clonagem de corpos e a puseram em prática. Pudera! Durante o jogo muitos deles são mortos e "reaparecem do nada". Uma vez escolhido o personagem, o jogador poderá utiliza-lo tanto no modo veículo quanto no modo robô. Todos os personagens se transformam; há até mesmo o ruído da transformação, mas ao "sabor" do som do Spectrum, obviamente.

O objetivo é a busca e coleta de quatro peças formadoras do Cubo de Energon. Concluída essa tarefa, as tais peças devem ser levadas ao "Autobot Centre" (Iacon, talvez?). A ação é vivida em Cybertron e não na Terra. No decorrer da partida o jogador se deparará com inimigos Decepticons, tais como: Laserbeak, Ravage, Starscream, dentre outros. À morte de um Autobot, representada pelo esgotamento da energia, esse é substituído por outro; e assim por diante, até concluídos os falecimentos de todos. A energia dos robôs pode receber recarga por meio de uns dispositivos - espécie de redoma - batizados de "DEFENSA-PODS". A troca de personagens também é permitida durante o jogo, pois, como o jogador observará, cada qual possui uma especialidade. Detalhe curioso: em determinadas situações ou em determinados cenários as escolhas entre os modos veículo e robô são diretamente proporcionais ao desempenho de um personagem! Fique atento!

O fato mais curioso de "Transformers" para o TK90X é: os Autobots têm a capacidade de VOAR!


Precisarei de um TK90X de "verdade" para jogar Transformers?

A obrigatoriedade de se ter um TKzinho para se jogar Transformers não existe, embora seja muito mais divertido - e lúdico - de se joga-lo num aparelho real. O uso de emulador é uma das saídas aos que não queiram adquirir o "micrinho". Existem diversos emuladores de ZX-Spectrum para os PCs e para os MACs. Recomendo o site do C. O. B. - Clube Old Bits - no qual podem ser encontrados os emuladores e o jogo, bem como diversas informações sobre o TK90X, o TK95 e o Spectrum original.

Se você tiver 30 anos - ou quase - sentirá muita falta daquela época maravilhosa da meninice outrora perdida. Época em que minha mãe me chamava, insistentemente, para almoçar enquanto eu brincava com meu TK95 e assistia aos Transformers nos domingos. Será que tudo isso foi só um sonho ou aconteceu mesmo?




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