ATB - Aliança Transformers Brasil

REVIEWS

Texto e imagens: Barão



Apache (Maximal - Beast Wars II)


Nome americano: B'Boom
Série japonesa:
Beast Wars the Second
Facção: Maximal / Cybertron
Função: Comandante
Lema: "Concentração é a chave da vitória".


Atributo
Valor
Força
08
Inteligência
09
Velocidade
09
Resistência
09
Patente
09
Coragem
09
Poder
10
Perícia
09

 

Perfil:
Apache é um Maximal calmo, mas vem mostrado também um lado levemente excêntrico desde que começou a transformar em um Mandrill (uma espécie de babuíno africano), rosnando quando está preocupado. Um velho veterano que luta com cada gota da emoção que pode concentrar em seu corpo.

Segundo em comendo da tropa Maximal no Planeta Gaea, é um fiel seguidor de Lion Convoy, apoiando qualquer tipo de decisão que este tomar. É também um oficial muito rígido e exigirá o máximo que seus soldados poderem dar. Embora um guerreiro experiente, às vezes Apache duvida de sua própria capacidade. Embora tende a ser deprimido, ainda é um guerreiro poderoso unindo coragem e poder verdadeiro para combater.

É também um bêbado assíduo, consumindo ata após a lata de óleo. Também é grande apreciador de Heavy Metal.

Habilidades:

  • Na forma de robô, possui dois lançadores de granadas incendiárias na altura do peito.
  • Seu corpo inteiro é uma massa das armas, e a artilharia de seu modo de batalha (chamado por ele mesmo de "modo 3") é certamente muito poderosa.

Fraquezas:
Tende a cair em depressão com freqüência, duvidando de seu valor. Isso também acaba afetando sua tropa.

Entra em frenesi sempre que assume o modo de batalha, disparando todo seu arsenal contra o inimigo. Só volta ao normal quando o perigo passa.

 

Detalhes do brinquedo:

Fabricante: Hasbro
Lançamento: 1.997

Fabricante: Takara
Código:
C-12
Lançamento: 1.997

Apache é um reissue japonês do robô americano B´Boom, lançado para a série Beast Wars the Second. Na verdade, ele mais parece uma releitura de Optimus Primal. No EUA, B´Boom era classificado como um brinquedo do tipo Mega.

Um pouco desengonçado, possui um número considerável de articulações, apensa de seu esquema de transformação não ser muito engenhoso. Alias, sua mobilidade é um pouco prejudicada por isso em sua forma de robô. Como todo robô da série Beast Wars, pode apresentar uma certa dificuldade ao transformá-lo sem manual.

Suas cores vêem das próprias peças, evitando que perca os tons com o passar do tempo. Com exceção do nariz e olhas que são pintados. Suas travas e encaixes não são muito firmes, dando um aspecto meio capenga.

Um ponto positivo desse brinquedo é o trabalho de expressão facial. Em todas suas formas, suas faces foram trabalhadas de forma a tornar o brinquedo mais expressivo, um fator que fica ainda mais marcante com o mecanismo de ataque na forma animal.

 

Modo robô :
Um robô de estatura média, Apache bem no estilo Beast Wars: desengonçado, capengo e desproporcional.

Por ser derivado de um primata, sua forma robô ficou um pouco estranha, com os braços e tronco grandes demais para suas pernas pequenas. Além disso, seu tronco possui um volume muito grande, prejudicando o equilíbrio do brinquedo, limitando um pouco as poses.

Falando em pernas, os pés, que são as patas viradas para trás, são muito estranhos e o contorno arredondado não fixa no chão.

Possui um bom número de articulações, permitindo fazer bastante graça com o brinquedo. Mas seu esquema de transformação prejudica sua movimentação. As partes do busto ficam na frente dos ombros, limitando sua rotação e envergadura, enquanto suas pernas não podem ir para trás por causa da cauda (ou cotoco) do macaco. Além dos membros, ele também possui articulações na cintura e no pescoço, esta em esfera, permitindo olhar para os lados, para cima ou para baixo.

Seus encaixes também não estão legais. Sua costas desencaixa com freqüência, assim como os lança granadas de seu peito, que não ficam rente a cabeça de macaco. Alias, podemos fazer uma brincadeira com ele, levantando a cabeça, até que não fica ruim.

Apesar de tudo isso, esse robô possui um número considerável de detalhes, com muitos entalhes e vincos.

 

Modo animal:
Nesse modo, Apache assume a forma de um Mandrill (babuíno).

Assim como a maioria dos brinquedos da série Beast Wars, essa forma é bem caprichada, com muitos detalhes e se assemelhando bastante ao animal original. Apenas peca pelos detalhes cibernéticos prateados.

Apache possui um mecanismo de ataque interessante nessa forma. Pressionando sua orelha direita, o macaco abre a boca e os olhos, permitindo que libere um canhão de seu interior (com ajuda de uma alavanca em suas costas).

Esse mecanismo é interessante por dois motivos. O primeiro é por dar mais expressividade ao brinquedo, fazendo com que abra os olhos na hora do ataque. O segundo motivo é a interatividade que isso gerar entre criança com o robô.

 

Modo de batalha:
De longe, essa é uma das coisas mais estranhas que já vi nos Transformers. Ao assumir a forma de batalha (ou modo 3), Apache se torna uma versão Allien dos Zoids.

Além da artilharia, essa forma também permite ser usada como contaria. Originalmente, essa forma foi concebida para ser bípede. Porém, deixando ele como um quadrúpede, o brinquedo fica menos estranho.

 

Acessórios:

Peguei esse robô emprestado com meu primo para poder fazer o review. Ele ganhou esse brinquedo de outro primo meu, mas já veio faltando peça. Por esse motivo, não faço idéia do que acompanha ele na caixa.

Só descobri que ele vêm junto com sua arma (que tem um sistema de disparo por mola) e dois projéteis.

 

Considerações:
Como já havia comentado, peguei esse brinquedo emprestado com meu primo para fazer o review.

Sou meio suspeito para da alguma opinião sobre os brinquedos da série Beast Wars, pois acho todos muito sem graça. Tentando ser um pouco mais imparcial, acho que esse robô não merece muito destaque, pois, além de ter outros robôs mais legais na série, ele lembra muito o Optimus Primal, que é mais legal que este.

 

OBS: os dados deste review foram baseados no brinquedo C-12, lançado no Japão pela Takara em 1.997, referente à série Beast Wars the Second.