ATB - Aliança Transformers Brasil

REVIEWS

Texto e imagens: Barão



Galvatron (Predacon - Beast Wars II)


Série japonesa: Beast Wars the Second
Facção: Predacon / Destron
Função: Imperador da destruição
Lema: "Meu poder é inigualável. Minha força é inigualável. Meus oponentes são sem valor. Minha presença é o mesmo que a morte."


Atributo
Valor
Força
10
Inteligência
10
Velocidade
10
Resistência
10
Patente
10
Coragem
09
Poder
10
Perícia
10

 

Perfil:
Um imperado tirano que deseja governar o universo, Galvatron é ambicioso. Contudo, mostra afeição inesperada por seus subordinados. Freqüentemente, é posto para dormir por manobras Autobots ou pelas articulações de seu irmão Megastorm. Mas quando acorda, é o ser mais poderoso de tudo. Tem o hábito de falar enquanto dorme.

Embora a paz tenha sido alcançada em Cybertron, após a grande guerra com seus antepassados Decepticons, os Predacons nunca aceitaram verdadeiramente esta realidade. Empregado secretamente pelo Conselho Tripredacus, Galvatron é um soldado cruel que comanda um exército de guerreiros com uma única meta: conquistar Cybertron.

Galvatron é uma criatura poderosa, cheia de ódio e raiva. Viajou ao planeta Gaea para drenar sua rica fonte de energia dos Angromois. Uma vez em Gaea conectou a um computador antigo, de onde copiou os dados para assumir seus módulos táticos.

Galvatron tem um ódio mortal pelo Comandante Supremo Maximal, Lio Convoy, e fará de tudo para destruí-lo. Como Imperador Decepticon da Destruição, como chama a si mesmo com orgulho, Galvatron é a personificação do poder.

Habilidades:

  • Na forma de broca, pode destruir qualquer coisa em seu caminho.
  • Na forma de dragão, seu poder pode ser comparado ao de um exercito inteiro, superando, em muito, o de Lio Convoy.
  • Na forma de robô, possui a Matrix Predacon da liderança encaixada em seu peito, um presente do Conselho Tripredacus, que gera ondas de força, aumentando seu poder a níveis incalculáveis.

Fraquezas:
Quando Galvatron analisou suas formas do antigo computador, também foi afetado por uma sobrecarga, gerada por um efeito colateral, fazendo com que desmaiasse. Desde então, Galvatron desativa-se periodicamente (como se entra-se em coma), recurso necessário para se recuperar. Apesar de grave, essa sobrecarga não é permanente, voltando ao normal depois de um tempo.

 

Detalhes do brinquedo:

Fabricante: Takara
Código:
D-16
Lançamento: 1998

 

 

Criado com exclusividade para a série japonesa Beast Wars the Second, foi classificado como um brinquedo do tipo Ultra, sendo possível adiquiri-lo de duas formas: uma delas é comprando sua caixa unitária padrão; a outra forma, é adquirindo o Giftset (caixa agrupada) quem vem com ele e Lio Convoy.

Normalmente os brinquedos da franquia Beast Wars são desproporcionais e sem graça, mas Galvatron é a exceção de todos. É um brinquedo bem encorpado em todas suas formas. Possui encaixes, travas e articulações que permitem deixá-lo em qualquer posição sem recorrer ao bom e velho "jeitinho".

Suas cores são bem agradáveis, apresentando alguns detalhes perolados na cor prata e dourado. Infelizmente, alguns detalhes são pintados, vindo a descascar com o tempo. O destaque fica por conta da peça encaixada em seu peito.

Seu esquema de transformação é complexo, uma pessoa pode encontrar alguma dificuldade nas primeiras vezes sem a ajuda de um manual. Mas nada que já não tenha sido apresentado até o momento. Um detalhe interessante é nenhum modo fica exposto quando o mudamos a forma do brinquedo, as partes ficam bem disfarçadas.

Seguindo o padrão conceitual dessa série, tanto sua forma robô quanto dragão foram detalhadas para o brinquedo possuir expressão. Alias, a expressão no modo robô (rangendo os dentes) deixou Galvatron com cara de Tartaruga Ninja.

 

Modo robô:
Um robô de estatura média, possui um corpo definido e bem estruturado. Seus encaixes foram muito bem planejados, nenhuma parte do corpo fica solta ou folgada. Com muitos detalhes, entalhes e vincos, é um robôs mais bonitos que já vi.

Ao contrário dos outros brinquedo da série, sua forma robô não foi prejudicada pelas demais formas, sendo bem proporcional e fiel ao desenho. Com exceção de suas costas, onde ficam presas as asas e a broca, atrapalhando um pouco o equilíbrio.

Possui um número muito bom de articulações, algumas com bases esféricas, permitindo fazer bastante graça com o brinquedo. Mas como nada é perfeito, ele apresenta dois problemas nesse aspecto. Um deles está nas pernas, que são muito grossas, atrapalhando um pouco. Outro problema está no joelho, que possui uma catraca. Essa catraca, após algumas transformações, começa a travar um pouco, precisando forçar o brinquedo.

Preparado para a batalha, o robô ganha um aspecto psicótico, digno de um retalhador. As garras de suas costas podem ser abertas para frente e os machados são destravados de seus braços, com a ajuda de uma alavanca vermelha que fica na lateral deles.

Suas garras podem ser desencaixadas de suas costas e usadas como arma.

Alias, há uma foto no site Prime Saber em que a broca também foi desencaixada e usada como arma, sendo uma forma alternativa de ataque. Tentei fazer isso com o robô do meu primo e não aconselho por dois motivos:

Como a broca não foi projetada para isso, é preciso forçar um pouco para que ela se desencaixe das costas. Com o tempo, isso acaba deformando o brinquedo, podendo acarretar em rachuras

Como toda maldita peça encaixada, é muito provável que se perca com o tempo. A prova disso é que o brinquedo do meu primo já não tem mas nenhuma delas. O pescoço do dragão só tá lá porque o encaixe está inteiro e bem firme.

Não dá para ficar inventando muitas formas alternativas no modo robô. Uma das coisas que consegui fazer foi deixar a cauda desdobrada, lembrando um pouco o Megatron BW. Outra graça que dá para fazer é deixar as pernas igual a do modo dragão, mas isso deixa o robô com um aspecto de galinha.

 

Modo besta:
Nesse modo, Galvatron assume a forma de um dragão.

Assim como a maioria dos brinquedos da série Beast Wars, essa forma é bem caprichada, com muitos detalhes. Porém, sua forma não é lá muito criativa, levando-se em conta que as formas dragões dos Megatrons genéricos são muito parecidas. De qualquer forma, o dragão possui um corpo bem imponente.

Nessa forma, as garras podem são fechadas e assumem a forma de uma asa que, em paralelo com as partes da broca, dão um aspecto bem legal ao brinquedo. Mesmo assim, as garras ainda podem ser abertas.

Há uma quantidade absurda de articulações nessa forma, ótimo para quem gosta de criar cenas cinematográficas. O destaque fica para o pescoço do dragão, inteiramente articulado, desde o pescoço até a mandíbula. Até a cauda possui uma certa mobilidade.

O único problema está nas pernas. Suas coxas, por causa do modo robô, são muito grossas e atrapalham um pouco na movimentação. Além disso, também deixa as pernas um pouco desproporcionais, deixando muito grossa no começo e fina no final.

 

Modo veículo:
Nesse modo, Galvatron assume a forma de um gigantesco tanque-broca.

É a forma menos imponente do brinquedo. Sua calda dá um aspecto de escorpião a broca e sua esteira não ficou legal. Existe duas rodinhas em cada esteira, que ajudam a mover a broca, mas elas são bem pequenas, dependendo do terreno, pode correr o risco de raspar a parte de baixo. Por falar em esteira, na parte de cima da esteira direita, existe um daqueles adesivos térmicos com o logo dos Predacons (coisa que normalmente não se vê nos brinquedos de BW). É a única identificação de facção no brinquedo.

Fora isso, a broca possui um mecanismo bem interessante. Na base da broca, existe um pino preto que, quando pressionado, faz a broca girar. Se ficar apertando, a broca fica girando. O engraçado é fazer isso no modo besta, fazendo o dragão ter um surto do tipo "exorcista".

Se você quiser, também dá para abrir as garras nessa forma e utilizá-las como arma.

 

Acessórios:

Peguei esse robô emprestado com meu primo para poder fazer o review. Ele ganhou esse brinquedo de outro primo meu, mas já veio faltando peça. Pesquisando na internet, descobri que, além das peças da broca, o brinquedo é acompanhado por:


Card

Garras

2 machados

 

Considerações:
Como já havia comentado, peguei esse brinquedo emprestado com meu primo para fazer o review.

Apesar de não gostar dos brinquedos da série Beast Wars, esse é a exceção a regra. Galvatron é um brinquedo muito bonito, firme, resistente e altamente articulado. Com certeza, um item obrigatório para qualquer colecionador.

 

OBS: os dados deste review foram baseados no brinquedo D-16, lançado no Japão pela Takara em 1.998, referente à série Beast Wars the Second.