ATB - Aliança Transformers Brasil

REVIEWS

Texto e imagens: Barão



Greatshot (Autobot - Victory) (C-325)


Série japonesa: Victory
Facção: Autobot
Subgrupo: Six-Changer
Função: Guerreiro
Lema: "Vá adiante e desafie-me, se realmente o ódio lhe faz bem".

 

Atributo
Valor
Força
10
Inteligência
10
Velocidade
09
Resistência
10
Patente
09
Coragem
09
Poder
10
Perícia
10

 

Perfil:
Pertencente ao mesmo clã ninja de Sixshot e SixKnight, Greatshot é um robô quieto, mas muito poderoso. Sempre está disposto a lutar, independentemente do perigo. Realiza suas tarefas rapida e eficientemente.

Antes de aliar-se aos Autobots, Greatshot trabalhava com dois mercenários Decepticons: Black Shadow e Blue Bacchus. Esse relacionamento alimentou seu ódio pelos Decepticons, motivo que o fez se unir ao Star Saber no passado e, mais tarde, aos Autobots.

Habilidades:

  • Greatshot é um dos poucos Autobots Six-Changer, tem a capacidade transformar-se em 6 módulos.
  • Atirador nato, quanto maior a distância do inimigo, melhor será o tiro.

Fraquezas:
Seu ódio pelos Decepticons é tão grande que, às vezes, o torna cego, não avaliando a situação direito. Não costuma seguir ordens superiores, embora tenha muito respeito por Star Saber, um dos poucos de quem escuta alguma opinião.

 

Detalhes do brinquedo:

Código Takara: C-325
Lançamento: 1989

Lançado apenas no Japão, Greatshot foi concebido a partir do molde de Sixshot (Six-Changer Descepticon), apresentando poucas variações na forma e nas cores. Seu esquema de transformação não é tão versátil como outros modelos, fica muito fácil adivinhar como mudar sua forma, mesmo sem o manual.

Embalagem japonesa (frente) Embalagem japonesa (verso)Manual (frente)Manual (verso)

Esse robô, assim como a maioria dos "tijolos" da série, não possui muitas articulações. A maioria das partes que dobram são muito duras, dificultando algumas transformações. Seu padrão de cor, com as combinações vermelho + branco + azul, já é batida, muito comum entre os Autobots, até lembra um pouco o Star Saber.

Modo Arma (1): pode liberar uma explosão altamente destrutiva de energia capaz de vaporizar tudo em seu caminho. De longe, era a arma mais legal, pois cabia certinha na mão. Porém, o eixo central da asa é um pouco frágil, não recomendo chacoalhar muito ele nessa forma.

Podem vir com Megatron, Browning, Shockwave, Sixshot, SixKnight... arma mesmo era o Greatshot.

Modo Besta (2): pode atropelar seus oponentes com força e poder incríveis. Ao contrário de Sixshot, que se transformava em um puma, Greatshot assume a imponente forma de um rinoceronte. A cabeça é bem trabalhada e fica perfeitamente disfarçada quando muda para outro módulo. Assim como o módulo robô, também não possui muitas articulações.

Modo Jato (3): pode alcançar velocidades maiores que a Mach 5.

Quando tinha ele, costumava fazer algo inusitado: abria as últimas tampas azuis da perna e tirava os canhões de dentro, tornando a artilharia do caça ainda mais animal. Esse módulo é muito bonito, com um pouco de criatividade, pode até criar uma versão de cabeça para baixo que ele não perde a elegância.

Modo Carro de assalto (4): forçaram um pouco a amizade na ficha técnica desse módulo, é descrito como podendo percorrer qualquer tipo de terreno, mas olhando atentamente, fica difícil imaginá-lo passando por uma lombada aqui no Brasil.

Não gostava muito desse módulo. Quando o tinha, deixava a ponta das pernas fechada mesmo, lembrando uma cabine de caminhão, e as asas dobradas para cima, mais ou menos igual à ilustração abaixo, só que com as asas voltadas para trás.

Modo Tanque (5): é descrito na ficha técnica como módulo é capaz de liberar uma bateria de mísseis com efeitos devastadores. Porém, fica muito difícil imaginar como os mísseis são liberados, principalmente quando saem 2 canhões do lugar.

Esse módulo não chega a lembrar muito um tanque, mas mesmo assim não deixa de impor um certo respeito. A partir desse módulo, ainda era possível inventar outro, tirando a cabeça do rinoceronte e mudando a posição de algumas partes do corpo.

Modo Robô (6): guerreiro altamente hábil e rápido, que enfrente o inimigo de frente, sem pensar no perigo. Greatshot não possui muitas articulações, tendo-as apenas nas pernas e nos ombros, que, alias, é muito limitada, pois as asas de seu peito atrapalham a movimentação.

Para auxiliar na transformação, existe uma fenda atrás de sua cabeça, na altura da nuca. Coloca-se algum objeto pontudo (unha, faca, espátula) e puxa a cabeça de dentro do peito. Porém, essa parte do corpo é muito dura, dificultado mover a cabeça. No meu caso, tinha que usar o dente para tirá-la de lá.

 

As pernas possuem um problema parecido. Depois de desdobrar é necessário afastar as pernas, só que essa parte também é muito dura. Tinha que segurar firme nas pernas e pressionar com os polegares na cintura para afastá-las. As vezes até achava que iria quebrar.

Acessórios:
Na caixa, o robô era apenas acompanhado por dois rifles e um card. Se não me engano, a partir desse robô, não eram mais distribuído os plastiquinhos usados para visualizar o gráfico dos atributos.

 

Considerações:
Esse foi o último Transformers que ganhei e um dos mais bonitos também. Apesar de fazer parte dos "tijolões", é um robô que possui formas detalhadas e robustas, tornando-o bastante imponente.

Apesar de semelhante ao Sixshot, vale a pena tê-lo na coleção por sua forma elaborada e porte.

OBS: Os dados deste review foram baseados no brinquedo C-325, lançado no Japão pela Takara em 1.989, referente à série Victory.