ATB - Aliança Transformers Brasil

REVIEWS

Texto e imagens: David



Megatron (Decepticon - Transformers G1):

Obs: O toy analisado trata-se da versão Special relançada pela Takara em março de 2001.

Techspec:

Grupo: Decepticon

Função: Líder

Lema: "Paz feita com tirania."

Megatron é a união de força bruta, astúcia militar, crueldade e terror. Louco para retornar a Cybertron para conquistá-lo depois de destruir todos os Autobots na Terra. Planeja tomar todos os recursos naturais da Terra. Incrivelmente poderoso e inteligente. Atira com um canhão de fusão nuclear.Pode se unir interdimensionalmente a um buraco negro e sugar anti-matéria dele para usá-la como arma. Nenhuma fraqueza conhecida.
FORÇA: 10

INTELIGÊNCIA: 10

VELOCIDADE: 4

RESISTÊNCIA: 8

PATENTE: 10

CORAGEM: 9

PODER DE FOGO: 10

HABILIDADE: 9

Tamanho do toy: aproximadamente 17cm de altura no modo robô (sem o canhão de fusão). Na forma de arma possui aproximadamente 16cm de comprimento (sem acessórios).

Esquema de cores: O que predomina neste toy são as partes cromadas, que são o seu tronco, seus braços, suas pernas e seus pés. No quadril (gatilho), na cabeça e no cano da arma predominam um tom de cinza levemente esverdeado. As partes externas das pernas e também, as partes externas do quadril e as mãos são pretas. Nas partes internas dos braços e das pernas predomina a cor vermelha.

Transformação: Sem dúvida nenhuma, a transformação deste toy foi uma obra de engenharia espetacular, pois enxergar um robô de formas simétricas numa pistola não é uma tarefa fácil! A transformação em si não é complexa, porém, aconselho a seguir passo a passo do que é dito no manual e transformá-lo com cuidado, pois o toy em si é bem frágil, principalmente na parte do gatilho, que é feito de plástico e sustenta o peso das duas pernas, que possuem peças de metal um tanto pesadas.

MEGATRON - Modo arma: Megatron se transforma numa réplica perfeita em tamanho natural de uma pistola Walther P-38 cromada. Ele também vem com um cano silenciador, uma luneta e uma coronha, que acoplados à pistola, a deixam com um visual bastante agressivo para uma arma calibre 38. E para completar, a versão da Takara ainda vem com 20 pequenas balas de plástico, ou seja, além de se transformar numa pistola, ele também atira de verdade.

MEGATRON - Modo robô: Sinceramente, o Megatron possui uma forma de robô bastante esquisita, pricipalmente na parte do gatilho, que dá impressão que o líder dos Decepticons toma vários comprimidos de Viagra por dia. Mesmo assim, isto não atrapalha em nada no charme do robô, que chama bastante atenção em qualquer prateleira devido às suas partes cromadas. Assim como todos os toys G1, Megatron possui poucos pontos de articulação (nos ombros e na junção das pernas no quadril) e perde no quesito poseabilidade. Além da luneta, que acoplada ao seu braço direito se torna o canhão de fusão, Megatron também vem com uma espada (apenas a versão japonesa) e uma arma laser infra-vermelha, ambas completamente cromadas.

Outras características: Uma das coisas mais legais do Megatron é que não é só ele que se transforma, os acessórios também se transformam em armas para o Megatron usar quando transformado em robô. Elas podem se transformar num Canhão de Partículas ou num Canhão Laser Telescópico (este último acoplado ao cano da arma, na forma de robô). Além disso, as mini-balas de plástico (apenas na versão japonesa) também podem ser usadas nestes dois Canhões, ou seja, ambos também atiram de verdade! Mas, nem tudo são flores, um dos grandes problemas do Megatron são justamente as partes cromadas! Você tem que ficar limpando todas as marcas de gordura que são deixadas nelas, pois a gordura ataca de tal forma, que se for deixando, a marca do seu dedo pode ficar pra o resto da eternidade no toy danificando o cromado. E não sai mais de jeito nenhum!

Megatron, originalmente, vem de uma linha de brinquedos pré-Transformer chamada Micromen. Ao ser lançado na linha Transformers do Japão, ele saiu em três versões: a versão comum que não tinha partes cromadas (em vez disso, era todo cinza), as partes internas dos braços e das pernas eram azuis e vinha apenas com a espada cromada; a versão Special, que é esta que acabou de ser analisada; e uma terceira versão chamada Goodbye Megatron, onde era um set composto pelo Megatron propriamente dito e pelo Starscream. O Megatron desta versão também era cinza e não tinha cromados, como na versão comum, porém vinha com as partes internas dos braços e das pernas vermelhas, como na versão Special, e com a luneta (canhão de fusão). Nos Estados Unidos, o Megatron saiu apenas como a versão Special japonesa, entretanto, não vinha com as mini-balas.

Mesmo sendo um toy G1 de poseabilidade limitada e de certa forma, meio esquisito, Megatron é item obrigatório de qualquer coleção de Transformers. Porém, com a atual situação mundial, está cada vez mais difícil importar este toy e sua importação chega a ser sinômimo de dor-de-cabeça, como aconteceu com este, que enfrentou uma burocracia de mais de 6 meses para ser liberado (e olha que isto foi antes de 11 de setembro). Portanto, se quiser realmente importar o Megatron, sugiro que converse bastante com a pessoa que o está lhe vendendo e torça para que ele não seja escolhido para vistoria da Alfândega, caso contrário, prepare-se para muita aporrinhação.