ATB - Aliança Transformers Brasil

REVIEWS

Texto e imagens: Barão



Overbite (Decepticon - Masterforce)

Nome inglês: Jawbreaker
Série japonesa: Masterforce
Facção: Decepticon
Subgrupo: Seacons
Função: predador submarino
Lema: "Há somente dois tipos de criaturas: o predador e a presa."

 

Atributo
Valor
Força
07
Inteligência
07
Velocidade
05
Resistência
07
Patente
06
Coragem
07
Poder
06
Perícia
08

 

Perfil:
Praticamente imbatível dentro da água e extremamente violento, tem o costume de espreitar sua vítima nas profundezas até o momento de atacá-las. É obcecado pelo prazer de caçar. Para ele, a vida é como um infinito ciclo entre a caça e a presa. Assim que termina de atacar uma presa já parte em busca da próxima. Como divertimento, nas horas vagas, tem o costume de furar o casco de cruzeiros desprevenidos e nadar em seus tanques de óleo. Como costuma dizer: "não há coisa melhor do que nadar no óleo liso".

Nos desenhos da série Masterforce, os Seacons são Drones (robôs sem mente com capacidades limitadas) controlados por Turtler (ou Snaptrap no Ocidente), que era o original. Acredita-se que o Overdrive original, bem como os outros Seacons, permaneceram em Cybertron.

Segundo minhas pesquisas, parece que o nome de Overbire nos quadrinhos ingleses foi alterado para Jawbreaker (o nome de sua arma). Porém, mesmo assim, seu nome permaneceu como Overbite nos desenhos transmitidos por lá.

Habilidades:

  • Seus dentes e garras podem rasgar através do concreto ou do aço.
  • É capaz de sentir a presença de qualquer corpo em movimento dentro da água.
  • Utiliza uma arma de feixe congelante chamada Jawbreaker, que pode ser usada tanto dentro como fora d’água.
  • Possui um motor turbo de refrigeração líquida. Sua potência pode chegar até 3.500 HP, alcançando uma velocidade de 70 nós.

Fraquezas:
Embora seja virtualmente imbatível dentro d’água, em sua forma de tubarão, Overbite é literalmente um “peixe fora da água” quando assume sua forma robô em terra, tornando-se lento, inábil e relativamente fraco. Dificilmente entrará em um combate fora d’água.

 

Detalhes do brinquedo:

Código Takara: D-313
Lançamento: 1988

Embalagem americana Embalagem japonesa Embalagem japonesa Manual

Overbite é um robô bem pequeno. Seu esquema de transformação não é engenhoso, qualquer pessoa consegue transformá-lo sem ajuda de um manual. Assim como a maioria dos "tijolos" da série G1, não possui muitas articulações.

Modo robô: pequeno e desproporcional, seu tronco e braços são grandes demais para o resto do corpo. Sua forma robô não é muito articulada, sendo possível mover apenas os braços.

Carrega uma arma de feixe congelante, que usa para prender suas presas antes de atacá-las. Apesar de ser possível encaixar o rifle em sua mão, por causa do tamanho, acaba tornando Overbite mais desproporcional do que já é.

Com o tempo, as juntas do ombro e do cotovelo perdem a pressão, deixando o membro inteiramente frouxo.

Modo tubarão: ao contrário da forma robô, essa já é mais bem articulada. É possível mover a boca, braços, pernas e cauda.

Porém, é bom não mexer muito nos braços e na nadadeira dorsal, pois elas vão afrouxando com o tempo. Levei um mês para perder os braços e mais algumas semanas para quebrar a nadadeira.

Modo arma: a característica mais intrigante dos Seacons é que eles possuem habilidades dos Targetmasters, podendo ser usados como arma, aumentando o poder de ataque e melhorando a mira.

Apesar de ser possível usar outro Seacon como arma, Overbite é a arma padrão de King Poseidon. Alias, seu corpo alongado faz com que seja o menos desproporcional de todos.

Nessa forma, a Jawbreaker é encaixada embaixo de seus pés (no queixo do tubarão), a cabeça desce para frente e é usada para segurar a arma. Porém, se desejar dar um "ar" mais overpower, use o rifle ao invés da arma (apenas com a versão japonesa).

Modo troféu: esse não é exatamente um modo de transformação. Quando foram divulgados no Japão, os Seacons foram apresentados no formato standard, como se fossem animais empalhados. Apenas a versão japonesa possui os acessórios para esse modo.

Acessórios:

Arma Jawbreaker

Base
Rifle
Apoio

Dos itens acima, apenas a arma Jawbreaker acompanha a versão ocidental.

Além desses acessórios, a versão japonesa também traz as garras do tubarão, um card e um plastiquinho vermelho (usado para visualizar o gráfico dos atributos atrás da caixa).

Takara x Hasbro:
Overbite permanece idêntico tanto na versão japonesa quanto na ocidental, sem mudanças de cores ou de adesivos. A única diferença fica por conta dos acessórios que, na versão ocidental, vêm acompanhado apenas pelas garras do tubarão e pela arma Jawbreaker.

Por algum motivo, Nautilator não foi incluído na versão ocidental, fazendo com que os Seacons sejam formados por apenas 5 membros. Com isso, Piranacon (o nome ocidental de King Poseidon) perde sua habilidade Targetmaster e Overbite passa a ser utilizado como braço direito do Gestalt.

 

Considerações:
Overbite é o tipo de robô que não merece muita atenção. Sua transformação não é engenhosa e nem é um brinquedo bonito. Até seu Gestat, King Poseidon, não merece muito destaque, pois é desproporcional e um pouco capenga.

A não ser que você realmente faça questão de ter King Poseidon completo, não aconselho investir seu dinheiro com esse robô.

 

Outras versões:

Sea Phantom
Lançamento: 1998
Série: Beast Wars II
Review

Overbite
Lançamento: 2005
Série: Universe
Review

OBS: Os dados deste review foram baseados no brinquedo D-313 lançado no Japão pela Takara em 1.988, referente à série Masterforce.