ATB - Aliança Transformers Brasil

REVIEWS

Texto: Gran_Taitan



Starscream (Decepticon - Armada) e Swindle (Minicon - Armada):


Tamanho do toy: o Starscream é mega e o Swindle é um pouco menor que os mini-cars tipo CliffJumper.

Esquema de cores:

  • STARSCREAM - Predomina o vermelho (em um tom mais escuro em várias peças e mais claro em outras) com boas partes em cinza e com poucas partes em preto para dar um realce, nestas partes em preto temos alguns pequenos pedaços em amarelo; nas turbinas que posteriormente se transformam nas pernas temos um pedaço em grafite e o símbolo Decepticon é roxo para se destacar nas asas, nelas temos uma tarja em preto na parte de trás. Uma característica dos toys Armada são as boas combinações de cores que, apesar de serem várias em todos os toys, não os deixam espalhafatosos e sim, vistosos no meio de sua coleção, já que algumas cores são fluorescentes ou bem vivas (no caso do StarScream ele possui 2 tarjas amarelas bem vivas nos “ombros” e 4 trajas no “peito”, escrevi com aspas pois estas partes se tornam respectivamente entradas de ar no modo de veículo e as 2 partes internas das peças que ficam ao lado da cabeça quando em robô, onde os canhões se fixam também são em amarelo, realmente dando um ótimo destaque). O cockpit (a bolha da cabine mais precisamente), as asas menores que se encontram ao lado da bolha e o bico são em uma tonalidade de preto que parece ser do tipo petróleo.
  • SWINDLE - Quase que em sua totalidade em vermelho, um tom meio rubro, em ambas as formas. As laterais que se transformam nos braços são em um tom de vermelho mais claro; o bico, o cockpit e os pneus são pretos e a parte superior da cabeça que parece ser uma turbina no modo de veículo é cinza, na verdade é quase no mesmo esquema do Starscream.

Transformação: As transformações do toys Armada são extremamente fáceis, os níveis das caixas na minha opinião não condizem com a realidade, Starscream possui nível 3 (avançado).

STARSCREAM - Modo veículo: Starscream se transforma em um tipo de caça a jato futurista, quem assiste animes verá que ele tem linhas parecidas com o caça Valkyrie YF-19 do anime Macross. Contando com um belo desing, você notará logo de cara que ao o tirar da embalagem, já que ele vem no modo de veículo, que a parte do cockpit é um pouco inclinada para baixo... não está quebrado, é assim mesmo; é diferente mas não deixa o toy feio, porém ele não pode ser empurrado mais para cima para ficar reto se é o que deseja, isso acontece devido a um conector de minicon especial (powerlinx conector) que fica na parte de baixo, um pouco atrás do bico, nele você encaixa o minicon na forma de veículo e assim você terá um “trem de pouso” dianteiro. Na verdade, este é o modo de transporte do minicon e fica muito bonito assim, mas a finalidade não é só essa e sim ativar outro som. Apertando a bolha do cockpit sem o minicon acoplado, Starscrem faz um som, com o minicon acoplado outro som e com o minicon acoplado apertando a bolha e a deixando pressionada ele repete o som sem o minicon acoplado só que o faz enquanto a bolha estiver pressionada, em um tipo de seqüência de disparo ininterrupta. Bem, falei que ele teria um trem de pouso frontal com o minicon mas não é necessário encaixá-lo para deixar o toy em uma base, por exemplo, ou simular aterrisagem; ele possui rodas nas bases das entradas de ar laterais (que se tornam os braços em forma de robô) e na parte de trás e fica perfeitamente no chão com elas, mas o minicon dá um toque a mais. No total Starscream possui 4 conectores de minicons (powerlinx conectors), 2 nas bases da entrada de ar, onde você verá uma seta as indicando (atrás deles tem um símbolo Decepticon em cada lado), estes não fazem nada, apenas seguram os minicons, o conector que fica na parte superior, ao fundo (está pintado de vermelho), quando se encaixa o minicon os canhões que ficam dos lados são ejetados e se rotacionam para a frente, ficando acima do cockpit, empurrando o conector para trás ele faz um som e o empurrando e o deixando 2 segundos para trás ele faz um som prolongado, enquanto você não retirar o minicon os canhões não voltam a se encaixar no modo original e o conector especial que já foi citado.

STARSCREAM - Modo robô: É bem fácil transforma-lo, porém advirto, é muito divertido! Puxamos para os lados as turbinas quase que ao mesmo tempo as giramos até as partes em grafite ficarem na frente, depois puxamos as partes vermelhas que ficam abaixo dos pés para os completarmos então puxamos ambas as pernas para cima desencaixando a base vermelha onde se encontram fixados. A mesma base é fixada por um pino e a rotacionamos até outra extremidade e ouviremos um “click”, este barulho é a cabeça do modo robô que é ejetada automaticamente quando a base das pernas é encaixada! As entradas de ar laterais são os braços, basta puxar as partes cinzas para baixo até desdobrar as articulações que são em vermelho e onde se localizam mesmo as entradas de ar é que achamos as mãos, basta empurrá-las pelo pino preto que fica na lateral e as rotacioná-las até a frente (quando for transformar em veículo, note que quando empurrá-las um pouco elas voltam a base do braço como se tivessem molas, mas não possuem, muito bem feito). Após isto, basta girar as asas para baixo, é só segurar nas pontas e girar até o símbolo Decepticon ficar para frente e então abaixar o cockpit para completar o corpo (ele possui uma mola bem dura), quando você o abaixar um pouco ele deverá ir sozinho até se fixar e fazer um estalo, pronto. O esquema de conectores fica inalterado, porém o especial que fica abaixo do cockpit fica inacessível neste modo. O segredo do modo robótico é a asa da direita (a frente do toy na sua direção), basta desconectá-la da fuselagem e desdobrá-la, ela se transforma em uma espada, muito legal! Quando conectamos o minicon no conector que fica na parte de trás, os canhões são ejetados e giram até se encaixarem nos “ombros”, porém devido o tamanho a cabeça desaparece, só fica visível se olharmos os toy de frente, para isto acontecer basta conectar o minicon, porém o que deixa este toy estranho é esta parte que fica “atrás” no modo robótico, ela é praticamente toda a parte do fundo no modo de veículo, não pode ser dobrada ou destacada e quando você olha de cima ou de lado, vê algo imenso para trás sem necessidade, mas não atrapalha por assim dizer, mas que deixa estranho isso deixa... É uma pena, mas a cabeça não pode ser movida para nenhum lado, porém este toy possui articulações no braço, antebraço, na base que liga o braço ao corpo (que pode ser rotacionado para os lados) e duas nas pernas, quase todas com um sistema de encaixe, parecendo uma engrenagem, evitando que fiquem moles.

SWINDLE - Modo veículo: Swindle transforma-se em um carro de corridas, do tipo de fórmula Indy, bem legal. As rodas dianteiras são pequenas e as traseiras bem grandes e podemos ver o motor que fica visível abaixo do aerofólio e realmente devido ao esquema de cores serem nas cores principais de Starscream, o deixa muito personalizado. Na lateral direita (com ele de frente para você) vemos o símbolo minicon, em relevo e abaixo temos o powerlinx conector.

SWINDLE - Modo robô: A transformação é muito simples, empurramos o aerofólio para frente até tapar o motor e a cabeça fica aparecendo, depois puxamos as laterais até as rodas ficarem ao lado da cabeça na horizontal e empurramos para baixo as partes vermelhas das laterais para formar os braços, então giramos o bico para baixo para formar os pés e puxamos a frente para os lados para ela se separar e virar as penas, porém nem elas e nem os braços possuem articulações.

Outras características: A poseabilidade é excelente! A nova mecânica de juntas criada nos toys Armada possibilita você os fixar sem medo de que caiam. É um toy muito bonito, os dois, em ambas as formas. Pelo que vi na maioria dos toys Armada, os detalhes realmente são em relevo, cravados nos corpos deixando-os cheio de detalhes, até nos minicons. A espada de Starscream quando desdobrada fica do mesmo tamanho da espada Starsaber, a fusão dos 3 minicons aéreos, mas se tem uma coisa que chama a atenção é a expressão do rosto dele, ele está com um sorrisinho que o deixa com aquele tom sarcástico, muito bem feito mesmo.

Os sons que Starscream faz são legais, 5 no total sendo um repetido mas em seqüência; realmente, com o minicon conectado na parte frontal ele fica muito bonito. Porém, tenho que confessar que a Hasbro poderia ter pensado melhor na questão da parte traseira pois pelo fato dela ficar totalmente atrás de forma reta, ocupa muito espaço em uma prateleira por exemplo, mas é um toy excelente, não é a toa que muita gente faz questão de começar a coleção Armada por ele! O Swindle tem uma transformação bem doida, uma pena não ter mais articulações, mas ficou muito bom.

Um detalhe importante é que, como fiz a referência em toys do anime Macross no começo, o Starscream tem um modo de transformação que não é oficial, porém é possível você o transformar na forma “Gearwalk”, como nos caças Macross, onde eles ficam com pernas e braços de robôs mas não ficam com o corpo do robô e sim com o corpo de caça. É bem fácil e fica muito bonito também, devido a cabine ser inclinada deixa o resultado final melhor ainda, então se você não tem um toy Macross e adquirir um Starscream, o deixe nessa forma que você não se decepcionará!

Outro detalhe são as caixas dos TFs Armada. Não sei se algum outro colecionador passou por isso mas, alguns toys que tenho já vieram com arranhões de fábrica, isto é, quando a Hasbro os embalou algumas vezes uma parte do toy vem raspando na caixa e quando é retirado se vê logo aquela mancha na caixa da cor do Transformer e no toy se vê a parte “danificada”, algo que seria facilmente resolvido com um plástico entre o toy e a caixa, acrescentaria digamos, 1 centavo de dólar no preço hehehe, MAS nos Armada o problema foi resolvido! Os toys Maxcons de caixa vem fixados no CENTRO da embalagem, assim não raspam em canto nenhum, porém, vêm altamente presos e amarrados, são diversos blisters os prendendo ao plástico, alguns só saem se cortados (principalmente os dos minicons) e várias cintas de silicone segurando as partes móveis e eletrônicas, fora que no lado externo da caixa, onde ela é aberta, vem em média 3 pedaços de fita adesiva o lacrando, nunca vi toys tão protegidos. Sem falar que as caixas são muito, MUITO bonitas, mas uma vez o toy tirado das mesmas você só consegue o colocar nela novamente se o prender com os blisters, hehehe. Os Supercons e minicons que vem em cartelas, também vem em bolhas grandes e não têm problemas de chegarem arranhados, isto quer dizer que a Hasbro acabou ouvindo as súplicas de vários colecionadores...

Com certeza não vai decepcionar os fãs do “poderoso” Starscream G1. É bem diferente do G1, porém quando você olha o rosto logo se lembra dele, muito bom mesmo, acredito que vai agradar a fãs clássicos e novos sem problemas. Um divertido e bonito toy com um divertido e bonito minicon que vai te deixar em dúvidas em qual modo deixar transformado. É mais um ótimo Armada lançado, na minha opinião!